Vintage, Retrô ou Pin-up?


Gente,muito tem se falado sobre esses estilos de moda,que estão dominando o visual feminino, até mesmo o masculino.


   Não é difícil cometermos deslises sobre temas referentes ao mundo da moda. Alguns são apenas diferenças sutis, mas que não deixam de ser menos importantes. Um dos erros mais comuns dos dias de hoje, por conta das tendências atuais, é confundir o estilo vintage com o retrô, ou até mesmo com o Pin-Up. Por conta disso aí vai uma breve explicação, para que você possa entender melhor e tirar as dúvidas.
Estilo Vintage:  A palavra Vintage no século XVIII passou a significar "ano em que foi feito um vinho". Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época. Os requisitos para ser Vintage são: pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação (releitura) , e ainda representar um instante da moda e estar em perfeito estado.


O termo vem do inglês e, mesmo sendo semelhante ao retrô, é marcado pela volta dos estilos que estavam em alta entre os anos 1920 e 1960. Entre as peças usadas, podemos encontrar roupas mais sofisticadas, estampas florais, tons nudes, blazers, saias e blusas com golas e botões. A tendência ganhou uma repaginada atual e é presença marcada nas novas coleções e apostas para a estação.




Estilo Retrô: O termo Retro ou Retrô, significa para trás, e confunde-se com o Vintage, afinal tudo tem a ver com o passado. Ainda como exemplo, o Vintage é aquele produto original encontrado em um Brechó, Loja, Bazar ou Antiquário, seja ele uma roupa, acessório ou objeto de decoração, antiga, mas emblemática e em bom estado. Ao contrário no quesito tempo, Retrô é o lançamento atual de algum produto ou peça, com a inspiração Vintage e completamente repaginado. Ou seja, o Retrô é algo incrivelmente novo com a aparência muito antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante.

O retrô traz de volta as tendências das décadas passadas, como anos 80. A diferença entre este e o estilo anterior é que o vintage traz a sofisticação, ou seja, são usadas peças que trazem um look mais maduro, com ar de mais velho e estampas que lembram anos passados. Já neste, as roupas são mais despojadas, com aspecto velho e desgastado. É bem fácil confundir (e misturar) os dois, já que são da mesma época e conviveram juntos. Entre as peças mais usadas, estão: bolsas de couro, jeans boca de sino, óculos grandes, chapéus, jaquetas, sapatos, lenços e jeans "surrados". 




Pin-Up: O termo significa "ser pendurado", por conta dos posters com fotos Pin-Ups que esbanjavam sensualidade na década de 40 em que o estilo surgiu. Esta moda ficou conhecida quando as mulheres vestiam-se de Pin-Up para alegrar os soldados durante a 2ª guerra mundial. O Pin-Up é um exemplo de moda vintage. Vestidos acinturados , saias rodadas, camisa com botões, shorts de cintura alta,cor vermelha, delineador gatinho, corsets, bandagens e lenços são uma das principais peças deste estilo.



E aí, gostaram? Descobriram as diferenças? Vale lembrar que a mistura dessas tendências geram looks maravilhosos e, por mais contraditório que seja, super atuais. Aproveitem, também, os acessórios, como correntes, faixas, anéis, pulseiras, cintos, chapéus... Para completar, faça uma make balanceada, e no caso das pin-ups, com muito delineador e batom vermelho! E vocês? Curtem qual estilo? Contem pra mim. <3

Comentários

  1. Amei seu blog, e estou em busca de parcerias, achei que podia ser uma boa oque acha? se pensar este é o meu blog!
    Cartavip.blosgpot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , claro que sim ! Mande um email para mim : mimi_gata.92@hotmail.com ou entre em contato comigo pelo Face https://www.facebook.com/MillenaMelo !

      Excluir
  2. Achei super interessante o post, são três estilos que confundem mesmo, com exceção do pinup que tem principalmente o delineado gatinho e batom vermelho como marca registrada.
    Adorei as dicas, ficou tudo super bem explicado. Beijos, seguindo aqui.

    Beijos da Bia!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vintage e o retro é muito fácil de se confundir haha eu mesma já confundi muito, já o pin up tem essa marquinha registrada.
      Beijos! ♡

      Excluir
  3. Amei os look retrô, acho muito lindoo :)

    http://combatometudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Wow, é muito raro encontrar alguém que realmente saiba essa diferença, parabéns pelo post, ficou super bem explicado, bem escrito e bem ilustrado.

    PS: esse croqui de aquarela do theme tá me deixando louca de tão lindo.

    xoxo A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito raro, pois dá para se confundir facilmente.
      O croqui de aquarela do theme é mesmo muito lindo haha ♡
      Beijos!

      Excluir
  5. Esclareceu minhas dúvidas, eu achava que tudo era a mesma coisa. Sou apaixonada por pinup e retrô ♡
    http://bananasdevestido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! Volte sempre!

Postagens mais visitadas